quarta-feira, 22 de junho de 2011

.Minas
  
Feira de artesanato de cara nova a partir de agosto

Leiaute divulgado mostra conjuntos blocados em 4 barracas para dar mais segurança e visibilidade


Frederico Haikal
feira da afonso pena
Após muita polêmica, projeto é muito semelhante ao que foi apresentado anteriormente
Após muita polêmica, a feira de artes e artesanato da Avenida Afonso Pena vai mudar a disposição das barracas. O novo leiaute, divulgado nesta segunda-feira (20), prevê conjuntos blocados de quatro barracas para aumentar a visibilidade – em substituição aos atuais conjuntos de seis –, além da criação de mais corredores entre os blocos. O objetivo é ampliar a segurança dos visitantes e feirantes.



Veja como ficará a disposição da feira (Arquivo em PDF)



A oficialização do leiaute, que vai acomodar os atuais 2.292 expositores, será publicada na terça-feira (21) no Diário Oficial do Município (DOM). A ideia é que, após o sorteio das barracas, a nova disposição seja inaugurada no primeiro domingo de agosto.


Nesta segunda-feira, além da divulgação do novo desenho da feira, o secretário de Administração da Regional Centro-Sul, Harley Andrade, informou que o sorteio de localização nos 16 setores da feira irá acontecer no período de 4 a 8 de julho, no auditório da sede da Guarda Municipal, na Avenida dos Andradas, 915.

De acordo com o cronograma, no dia 4 de julho, o sorteio será dos expositores do Setor E (vestuário infantil), que acontecerá das 9 às 12 horas. No mesmo dia, das 14 às 17 horas, será o Setor F (da criança). No dia 5, nos mesmos horários, acontecerão os sorteios dos Setores I (cintos, bolsas e acessórios) e D (vestuário).

No dia 6, será a vez do Setor A (mobiliário, flores, arranjos e cestaria) e Setor G (bijuteria). No dia 7, das 9 às 13 horas, será o sorteio para os expositores do Setor B (decoração e utilidades) e, das 14 às 17 horas, dos setores C (cama, banho, mesa e tapeçaria) e H (arranjos e complementos).

No último dia, pela manhã, serão sorteados os setores F (artes plásticas-pintura), S (artes plásticas-escultura) e X, Y e Z (alimentação). Por fim, à tarde, o último sorteio será o Setor J (calçados).

Após o sorteio, expositores poderão eventualmente trocar de local, desde que comuniquem a decisão à Regional Centro-Sul. O secretário disse que o leiaute é o mesmo que foi alvo de uma liminar deferida pela Justiça, mas derrubada pela Prefeitura. O projeto, segundo ele, foi inclusive recomendado pela Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, por meio de uma ação civil pública. “Demorou, mas finalmente chegamos a um consenso”, disse.

Com a nova disposição, cada uma das quatro barracas ficará “em uma esquina”, o que dará maior visibilidade e atenderá a uma antiga reivindicação dos expositores. Além de mais espaço para locomoção, o novo projeto terá 80 extintores de incêndio. E 690 expositores farão curso para montar uma brigada de incêndio.

Outra questão pendente, segundo a secretaria, é o processo seletivo para a renovação ou substituição de expositores, atualmente com 10.700 inscritos, que está em fase de avaliação pela PBH. Ainda não há uma data para a seleção.

.matérias relacionadas
.Novo edital da Feira de Artesanato ainda

Nenhum comentário:

Postar um comentário