segunda-feira, 16 de setembro de 2013



PROBLEMA RESOLVIDO.

No ultimo mês de Maio, os vendedores de cachorro quente receberam uma notificação da Regional centro Sul dizendo que os mesmos deveriam abandonar suas barracas e voltar a ocupar os antigos carrinhos, se quisessem a renovação do licenciamento para o ano de 2013.
Preocupados com a notificação e a possibilidade de retrocesso, apresentaram a situação ao presidente da FEMEART Apolo Costa que foi o responsável pela proposta que os levou a fazerem uso das barracas no comercio de seus produtos. Imediatamente o presidente da FEMEART tomou todas as iniciativas, em primeiro momento reuniu-se com a gerente de feiras Andréa, em seguida com a gerente de fiscalização Alexandra  tomando conhecimento amplo da situação que envolvia aqueles trabalhadores.
Agendado com o secretário da Regional Centro Sul, Ricardo Ângelo mais as gerentes de feiras e fiscalização, o presidente Apolo Costa expôs a real situação e fez ampla defesa da manutenção dos vendedores de cachorro quente em suas respectivas barracas. Ficou então acertado, que o presidente da FEMEART, enviaria um Oficio anexando um projeto de mobiliário urbano Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano. No entanto, a FEMEART por meio do seu presidente, enviou OF.anexando às fotos das atuais barracas. O OF. continha ampla defesa, explicando os motivos pelos quais era importante a permanência desses trabalhadores em barracas. A SMAPU enviou uma resposta parcial que não atendia a proposta inicial, mantivemos nossa posição apesar de termos um plano (B) que se necessário poderia ser usado, não usamos.
Houve também uma iniciativa desnecessária de entrar na justiça por parte de uma minoria temerosa, no entanto essa ferramenta foi perdida porque prevaleceu o bom senso.
Já na última quinta-feira 12/09 tivemos o desfecho do problema de maneira favorável aos trabalhadores, (vendedores de cachorro quente) que não apenas conquistaram o direito legitimo de permanecerem trabalhando nas barracas como também o reconhecimento por parte do poder público municipal a suas condições de feirantes o que já era uma reivindicação antiga defendida pela FEMEART.
Com tudo prevaleceu o bom trabalho político realizado pela FEMEART, o bom senso e a capacidade das gerentes de feiras e fiscalização Andréa e Alexandra na condução do problema valorizando as parcerias.
Nossos agradecimentos, vão para todas as pessoas que de maneira direta ou indireta deram suas contribuições, especialmente a comissão paritária e ao Amigo Jorge Simbera por sua disponibilidade e participação.

  FEMEART ; Federação Mineira dos Expositores nas Feiras de Arte Artesanato e Manufaturados.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário